09 outubro 2009

John Lenon e Taiguara


John Lennon é considerado um dos maiores ícones do século XX.  E ganhou notoriedade mundial como um dos integrantes do grupo de rock britânico The Beatles.

Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney.

Nossa homenagem a este músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz britânico, que partiu inesperadamente e hoje completaria 69 anos.


Taiguara, que hoje iria soprar 64 velinhas, foi um cantor e compositor Brasileiro, embora nascido no Uruguai durante uma temporada de shows de seu pai, o Bandoneonista e Maestro Ubirajara Silva.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas. Os problemas com a censura eventualmente levaram Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra em meados de 1973. Em Londres, estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.

Participou de vários festivais e programas da TV. Fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70. Autor de vários clássicos da MPB, como Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Geração 70 e "Que as Crianças Cantem Livres"; entre outros.
Fonte: Wikipédia



2 comentários:

Unknown disse...

Super bem lembrado, ambos! valeu o banana não é só farinha também é informação!!

Anônimo disse...

Parabéns! Lembrar o John Lennon, é muito fácil! pois foi um ídolo mundial. Mas O Taiguara, é maravilhoso, pois ele realmente foim um cantor?compositor, de canções lindíssimas! Assistir muitos festivais, em que ele participou, e gosto muito de suas músicas. Essa música "Viagem", "Universo no seu corpo", "Hoje". São "Hinos" da MPB. Valeu Banana! eu

Postar um comentário