19 outubro 2009

Homenageados do Dia


Alfredo de Freitas Dias Gomes, mais conhecido como Dias Gomes, (Salvador, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de 1999)

O baiano de Salvador se definia como um homem apaixonado pelo teatro. Escritor de grande talento, era contista, romancista, teatrólogo, dramaturgo e roteirista de cinema e autor de telenovelas.

Escreveu “A comédia dos Moralistas”, sua primeira peça, aos 15 anos. Seu maior sucesso O Pagador de Promessas, escrita em 1959, peça que foi adaptada para o cinema pelo próprio Dias Gomes recebendo a Palma de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Cannes em 1962 e o Prêmio Fipa de Prata, em Cannes, em 1988, entre outros prêmios. Escreveu também outros sucessos como Roque Santeiro, O Bem Amado entre outros. Em 1991 foi eleito o sexto ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras, sendo recepcionado por Jorge Amado, outro grande escritor baiano.



Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

Fonte: Wikipédia


2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo, lindo, lindo! Tiro todos os chapéus para ambos. E por isso que gosto muito do seu blog pois sempre que passo por aqui começo bem meu dia! Brigadooooo
bj

Anônimo disse...

Êta Bahia porrêta!, Quando os ilustre, não seus filho natos, são seus filhos pos adoção!! Mas sempre ilustres!! Parabéns! líndíssima, e justíssima homenagem, aos dois! É isso aí Garota! Show de bola!!

Postar um comentário