16 outubro 2009

Engenheiros de Alimentos


O engenheiro de alimentos é o profissional que conhece um alimento desde a sua chegada numa empresa de alimentos (as matéria-primas), até o produto final(processado, embalado, rotulado).Para que todo esse processo ocorra, ele utilizará seus conhecimentos em química, biologia, física e os métodos matemáticos. Ele é responsável pelas máquinas envolvidas no processamento dos alimentos, o que o torna diferente de um nutricionista, por exemplo.

E o conhecimento das interações entre processo e alimento visam o controle das condições que proporcionam os padrões de qualidade desejados, a evolução de técnicas tradicionais e a viabilização de produtos inéditos no mercado. Além disso, o engenheiro de alimentos pode fazer os cálculos dos processos industriais, por exemplo, a aceleração de uma esteira que preenche garrafas de cerveja numa fábrica, usando cálculo diferencial,ou mesmo a concetração de determinada entidade química que atua num alimento durante seu processamento.

O engenheiro de alimentos atua dentro dos seguintes segmentos:


• Indústria de produtos alimentícios
• Indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos)
• Empresas de serviços
• Órgãos e instituições públicas
• Desenvolvimento de novos produtos e embalagens para alimentos

1 comentários:

Lara disse...

é mesmo Josy, eu falei pra vc e acabei me esquecendo -.-!
Mas muito obrigada por lembrar e obrigada pelo post! Ficou ótimo e é isso mesmo que o Engenheiro de Alimentos faz! Ficou Show *.*

Postar um comentário