30 outubro 2009

Como Congelar os Alimentos Corretamente - Parte I


Hoje, o congelamento de hortaliças e frutas

Atualmente é quase impossível para a maioria da população preparar uma comida fresquinha diariamente . A correria do dia-a-dia faz com que usemos cada vez mais alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos e in natura. Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos.


Etapas do congelamento:


• Separe alimentos de boa qualidade e limpos
• Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar
• Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade
• Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18 C, e por até 3 meses
• Nunca recongele os alimentos.


Congelamento de frutas:

As frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Separe as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.

Congelamento de Hortaliças:

Para congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na prolifetação de bactérias. O branqueamento é a lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
Fonte: : acessa.com

1 comentários:

Anônimo disse...

É 9 entre dez homens gostariam de ser ginecologista. Esse um ai que sobra é Bicha!!! bjus!!!

Postar um comentário