29 outubro 2009

Cabelos brancos: assumir ou esconder?



Há quem ache charmoso. Na cultura oriental, significa sabedoria e respeito. Para outros, é sinal de envelhecimento e a melhor opção é mesmo esconder com a coloração. O cabeleireiro, portanto, precisa estar preparado tanto para realçar quanto para disfarçar os cabelos brancos.

Assim como ocorre com a pele, a cor do cabelo é definida por um pigmento chamado melanina. Ele é fabricado por células chamadas melanócitos, que se localizam nas paredes do folículo piloso e do bulbo que envolve a raiz do pêlo. Para que os melanócitos possam produzir o pigmento, entra em ação a enzima tirosinase. Segundo Valcinir Bedin, presidente da Associação Brasileira para Estudos do Cabelo, quando há alguma falha na produção dessa enzima os novos fios nascem sem cor. "O processo de envelhecimento atinge os vasos capilares, fazendo com que eles percam a capacidade de levar até a derme sangue e nutrientes necessários para a produção de melanina", esclarece o médico.
Na contramão da natureza

Para colorir brancos com uniformidade é muito importante o trabalho de um bom profissional. que além de dominar a técnica tem que conhecer bem os produtos de coloração existentes no mercado pois em todas as cores e tinturas pegam bem nos brancos.

As colorações e suas variações

Coloração permanente - Para quem tem mais de 30% de fios brancos. A fórmula contém oxidantes que abrem a cutícula e permitem o depósito de novos pigmentos no córtex, a parte mais profunda do cabelo. Não sai com a lavagem, mas exige retoques na raiz, no mínimo mensais.

Tonalizante - Não contém amônia e portanto deposita os pigmentos na superfície do fio. Desbota com mais facilidade que a coloração permanente. Dura de 8 a 12 lavagens e, aplicado entre uma tintura e outra, recupera o brilho e a intensidade da cor.

Rinsagem - apenas intensifica a luminosidade, sem cobrir os brancos, pois não contém amônia ou outros oxidantes.

Henna - Boa opção para quem começa a ficar grisalho, pois o pigmento tinge superficialmente os fios. Para castanhos, a cor mais indicada é a vermelha, que deixa reflexos suavemente acobreados nos brancos. Já a preta e a loura costumam deixar um reflexo dourado nesse tipo de cabelo.
Fonte: cabelos&cia

2 comentários:

Anônimo disse...

Desse jeito, tem mais é que assumir!! aff! rs rs
eu

soninha disse...

Os meus "grisalhos' eu assumo com muito orgulho!bjs

Postar um comentário