13 outubro 2009

Amuletos da Bahia uma Tradição de Beleza e Cor


Além de espantar olho grande e trazer sorte, eles também servem como adereços para embelezar o corpo.

Patuás, escapulários, fitas do Bonfim, contas coloridas dos orixás, também conhecidas como guias, são alguns dos amuletos utilizados pela maioria dos baianos como forma de representação do sincretismo religioso.

A influência africana nos usos e costumes populares é muito grande na Bahia. E o misticismo baiano ainda guarda muito dessa influência especialmente no uso dos amuletos.

Mas apesar de toda representação, eles também possuem outra finalidade: são usados como adereços femininos que destacam a beleza da mulher baiana.

Estes amuletos são considerados por muito como adereços usados no dia-a-dia. Um bom exemplo disso são as fitas do Bonfim, que servem de customização para roupas e bolsas, além de serem também usadas no punho como forma de pulseira. As guias ou contas também são bastante usadas como colares que ganham destaque pelo seu colorido principalmente no verão.


O patuá: o patuá é um amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao candomblé. O amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá, ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias. A pessoa utiliza o patuá no bolso, na carteira ou na bolsa para obter proteção e sorte do seu Orixá.




Contas de Orixás: As Contas dos Orixás ou Guia, é um colar de miçangas confeccionado obedecendo padrões religiosos, como banho de determinadas ervas e escala hierárquica dentro da religião do candomblé. As cores das contas de Orixás variam conforme a cor determinante de cada Orixá. Sua função é basicamente de proteção.



Fitas do Bonfim: Vendida em diversas cores, as Fitas do Senhor do Bonfim possui um lado que poucos conhecem: cada cor simboliza um Orixá. Verde escuro para Oxossi, azulclaro para Iemanjá, amarelo para Oxum... Seja qual for a cor, a fita possui uma representação simbólica, estética e espiritual típicas das nossas raízes africanas.


Escapulário: É uma tira com pequeno quadrado dupla face com imagem de Jesus, Nossa Senhora ou santos da Igreja Católica que as pessoas trazem pendentes diante e atrás do pescoço para dar sorte e ter proteção contra o mal.
Fonte: mosaico/emiriene costa

3 comentários:

Anônimo disse...

"TUDO DEPENDE DA FÉ DA CADA UM". MAS ACHO QUE O "AMULETO" MAIOR, É "O CARA LÁ DE CIMA", E AS "NOSSAS ATITUDES". MESMO ASSIM VALEU A POSTAGEM. eu

Anônimo disse...

ganhei de um amigo contas vermelhas e branca, mas ele nao quiz me dizer qual orixá elas representam, alguem poderia me dizer??? meu e-mail: fernandohardt@hotmail.com. OBRIGADO

Anônimo disse...

OGUM NA UMBANDA REPRESENTA SE PELO VERMELHO OXALA PELO BRANCO

Postar um comentário