30 setembro 2009

Dia da Secretária... Parabéns!!!!


A maioria das mensagens comemorativas ao dia 30 de setembro - Dia Nacional da(o) Secretária(o), fazem alusão ao final de uma época e o início de novos tempos. Nada mais propício do que um balanço profissional desta última década, enfocando a profissão de secretário, suas transformações e desenvolvimento e a complexidade e diversificação de ser secretária(o).


A profissão mudou muito nestes últimos anos, a uma velocidade compatível com sua realidade e a cultura nacional em termos de imagem profissional, valorização e respeito profissional. Por suas características próprias, tanto de profissão empreendedora, como de aglutinar as diversas áreas de conhecimento, necessárias ao desempenho profissional que é exigido no confuso e competitivo mercado de trabalho atual.

Para isso é fundamental ter consciência profissional. Para acompanhar os acontecimentos e o trabalho diário, compreender e entender o que acontece é necessário que a secretária(o) entenda também de política e de economia, religião, futebol, artes, cinema, música e mesmo que isso não seja exigido (e provavelmente não será ainda nos próximos 10 anos) no seu trabalho diário. É preciso estar antenada sempre.

São muitas as virtudes e talentos que com justiça estão associadas à profissão de Secretária (o). A competência, o profissionalismo, a dedicação, a ética e tantas outras. São essas qualidades que se mostram decisivas e inspiram essas profissionais ou esses profissionais a superarem com êxito os desafios trazidos por uma economia em rápida transformação, na qual é permanente a necessidade do aprimoramento e da adaptação a novas tecnologias e formas de trabalho assim é necessário aprender para poder separar o joio do trigo, sabendo porquê, sabendo como, sabendo onde e, principalmente, sabendo as conseqüências de seus atos pois a responsabilidade funcional é grande a obrigação de conhecer tudo o que acontece na sua empresa é uma constante na vida de uma secretária(o)

Seu trabalho leal e seu apoio sempre presente são reconhecidos e valorizados por todos como uma peça central para quaisquer empresas ou instituições. Por isso a nossa homenagem:

Parabéns a todas as profissionais secretárias e secretários por terem escolhido ser o que são e por fazerem o que fazem, verdadeiras estrelas, "Super Stars" do universo da empresa ou instituição da qual é colaboradora, vestindo esta camisa defendendo com peculiar competência todas as suas cores !

"Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
além do pão, o trabalho; além do trabalho, a ação.
E quando tudo mais faltasse para você, eu deixaria, se pudesse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída".
(Gandhi)

4 comentários:

Anônimo disse...

E viva as Secretárias e também as secretinas desse País!

Anônimo disse...

Boa lembrança! Nem meu chefe lembrou de mim!Ainda bem que existem blogs assim!!!

Anônimo disse...

Gostei da nova modalidade: SECRETINA!!!????

Anônimo disse...

LEGAL!! PARABÉNS À TODAS SECRETÁRIAS!! EU ESTOU MAIS, PARA "SECRETROUXA", POIS O MEU CHEFE, SÓ LEMBRA QUE TEM UMA, QUANDO É PARA; "DEIXE RECADO COM A MINHA SECRETÁRIA", OU ENTÃO "DIGA QUE VOCE É A MINHA SECRETÁRIA". OU CLASSE, EXPLORADA, E POUCO RECONHECIDA... MAS AO MENOS O BANANA LEMBROU.. VALEU!!

Postar um comentário