30 setembro 2009

Soja um Alimento Poderoso


O mundo celebra a soja como um novo aliado na busca por uma alimentação rica em fibras e que faz muito bem à saúde


Se todas as pessoas soubessem dos benefícios que traz a soja, certamente esse alimento já estaria presente na mesa do brasileiro há muito tempo. Indicada para jovens, adultos, idosos e atletas, esses grãos ajuda o organismo de varias maneiras.


Países do mundo inteiro estudam este alimento como sendo capaz de prevenir uma série de doenças, além de reabilitar pacientes. Congressos médicos mundiais já incluíram a soja em suas discussões e como sinônimo de saúde.


Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Japão e Europa revelaram que a ingestão diária de alimentos à base de soja reduz em 50% os riscos de câncer de mama e próstata. A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão, pode ainda, ajudar no combate aos sintomas da menopausa, e na inibição de doenças cardiovasculares, auxiliar na redução das taxas de triglicérides, entre outros benefícios.


A soja também possui uma substância chamada isoflavona, que é essencial para o período do climatério da mulher, auxiliando na manutenção óssea através da preservação do cálcio. Alem disso, ela é considerada proteína de alto valor biológico, semelhante aos existentes nas carnes.


Quando se aprende a preparar pratos com soja, é mais fácil criar o hábito de consumi-la. Pois o fato de prepará-la inadequadamente torna o sabor desagradável e assim as pessoas evitam o seu consumo.


O Consumo de bebidas à base de soja que já são facilmente encontradas nos mercados de todo pais é aconselhável pois trazem diversos benefícios ao consumidor. A melhor opção é a bebida à base de soja sem sabor artificial.


Um dado importante é que dos 20 aminoácidos que o ser humano precisa, 11 são produzidos pelo próprio corpo. Os outros nove devem ser obtidos pela alimentação. A proteína da soja provê todos os nove restantes, sendo, portanto, uma proteína completa, recomendada também para quem pratica esportes.


PRINCIPAIS BENFÍCIOS DA SOJA:


Reduz as taxas de colesterol, deixando o sangue e o coração em forma;
Previne o câncer relacionado ao estrogênio;
Retarda a osteoporose;
Reduz significativamente a perda óssea total;
Auxilia no controle de diabetes;
Previne doenças como hipertensão, litíase e doenças renais.
mosaico/saúde/cássiovitor


DICA PARA A SOJA FICAR MAIS SABOROSA


1 - Colocar a soja no escorredor para lavá-la em água corrente.


2 - Espremer mas não muito.


3 - No copo do liquidificador, juntar pimentão doce, comilho, 6 dentes de alho, cebola, alecrim, salsa, orégão, manjericão, gengigre ralado, 1 colher de sopa de shoyu, 1/2 xícara de café de água, 1/2 xícara de café de vinho branco e um caldo de legumes. Bata tudo muito bem.


4 - Deite a soja em um vasilhame, e coloque esta mistura.


5 - Com um garfo vá mexendo a soja e os temperos até verificar que esta tudo uniforme.


6 - Deixe que a soja hidrate nesta mistura para que tome gosto durante 25 minutos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pode até ser saudável mais é ruinzinha que doí e não em dica certa pra melhorar o sabor..
Cris...

Anônimo disse...

Concordo com o comentário e acho que nada melhora o sabor dessa danada.
Pat

Anônimo disse...

Pôxa! existem várias receitas com soja. Vou sugerir, algumas pro "banana". Porque a galerá aí de cima tem toda razão... rs rs (eu)

Postar um comentário