27 setembro 2009

São Cosme e Damião um pouco da História....


Hoje, é dia de Cosme e Damião que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido Perseguidos por Diocleciano, foram trucidado, amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.

Muitos baianos costumam reverenciar São Cosme e Damião servindo Caruru ou doando doces a crianças. Para quem serve o caruru por convicção religiosa ou pagando alguma promessa feita aos Santos gêmeos, reza a tradição que o prato com todas as iguarias que acompanham o caruru (vatapá, feijão preto, branco e feijão fradinho, inhame, acarajé, abará, arroz, galinha de xinxim, farofa de dendê, rapadura, cana e pipoca) deve ser servido antes de tudo, a sete crianças de preferência todos meninos, e só depois que eles comem a iguaria e recebem a tradicional pipoca e que são servidos os outros convidados.

CARURU


Descasque, limpe e deixe de molho de um dia para o outro:
500 g de camarão seco.




200 g de amendoim torrado e sem casca
200 g de castanha sem casca
2 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
2 colheres de cebolinha picadinha
2 colheres de salsa picadinha
2 cebolas media descascada e cortada
2 pimentões médio picado
2 dentes de alho socados
3 tomates médios picados
1/2 gengibre
200 ml de azeite de dendê ou a gosto
1/2 k de quiabo picado ou cortado em rodelas
Sal a gosto

Em uma panela grande, misture os quiabos cortados bem miudinhos com:

o camarão, os amendoins, castanhas, gengibre e todos os temperos acima batidos com duas xícaras de água no liquidificador

Leve a fogo brando acrescentando o azeite de dendê aos poucos até os quiabos ficarem macios, prestando bastante atenção para não grudar no fundo da panela.

Para acompanhar o Caruru e o Vatapá usando os temperos básicos do caruru (sem os quiabos), você pode fazer também XINXIM DE GALINHA (acrescentando a galinha inteira ou usar apenas as partes que mais gostar, como as coxas e sobre coxas).

VATAPÁ

200 ml leite de coco
1 quilo de farinha de trigo
(Pode-se usar também pão francês (5un) dormido, batendo-o no liquidificador)
750 ml de azeite de dendê
750 g de cebola
250 gramas de amendoim torrado e descascado (ou um pouquinho mais)
100 gramas de castanha de caju (ou um pouquinho mais)
200 g de camarão seco descascado (ou um pouquinho mais)
1 raiz pequena de gengibre (ou um pouquinho mais)
Meio "moio" de coentro e salsa (umas 20 gramas) (ou um pouquinho mais)
Sal a gosto

Mistura-se tudo no liquidificador, menos o leite de coco e o azeite de dendê. Leva-se ao fogo, com a metade do leite de coco. Coloque-se azeite de dendê aos poucos para dar uma cor amarelada e coloca-se mais leite de coco ate se obter uma consistência de pirão.

1 comentários:

Anônimo disse...

SALVE OS ERÊS!!! SE ALGUÉM SOUBER AONDE VAI TER UM DELICIOSO CARURU, É SÓ ME CHAMAR, QUE EU VOU! rs rs rs . PODEM DEIXAR O ENDEREÇO, NO MURAL DE RECADOS. eu

Postar um comentário