03 setembro 2009

Redes Sociais Crescem e Mudam o Perfil da Internet

Não faz muito tempo, entrava-se na internet para navegar. Agora, não; estar fora de uma rede social é quase como estar offline. Orkut, MySpace, Facebook, Haboo, Sônico entre outros, - e agora o Twitter – vêm mostrando sua força a cada ano. Segundo pesquisa da Nielsen, pelo menos dois terços dos internautas no mundo (em números um bilhão de pessoas) costumam visitar redes como essas e blogs, e o tempo gasto nelas equivale a 10% de todo o tempo passado na web.
Os dados levam à constatação de que o comportamento online mudou significativamente. Só nos EUA, 11% dos adultos online, especialmente os jovens, usam o Twitter, para dar updates do que estão fazendo todos os dias. A pesquisa mostra que o aumento do Twitter entre maio do ano passado e maio deste ano foi em torno de 1.448%. E o que espanta os pesquisadores é como essa gente consegue tempo para gerenciar tantos perfis.
Certamente as redes sociais são em parte responsáveis pela explosão da informação recenseada todos os anos pelas gigantes da área de armazenamento de dados. A última conta, feita a alguns meses, diz que temos hoje circulando 3 sextilhões, 895 quintilhões, 179 quatrilhões, 868 trilhões, 480 bilhões e 350 milhões de informações digitais é claro que a essa altura do campeonato e com a velocidade das informações estes dados já estão uns sextilhões maior.
E isso tende a aumentar com os futuros planos da indústria de celulares e Telecom para o aumento da banda larga sem fio no mundo. “ela pode ajudar, e muito, a dar maior acesso a quem anida esta offline (4,37 bilhões de pessoas no mundo), pois é mais barata de implantar” afirma o presidente da 3G Américas, entidade que congrega a turma da tecnologia celular GSM e seus derivados. Imaginem quando esses sem rede entrarem e começarem a postar e twittar.
Incrementa o sucesso das redes sociais o fato de poder puxar muitos de seus amigos de uma rede antiga para uma nova, ou de associar blogs do Blogger ao YouTube, permitindo postagens instantâneas na hora em que se assiste a um vídeo.
As redes sociais antes, consideradas um mundo à parte, hoje são consideradas extensões da vida real elas modificaram para o bem ou para o mal, a vida das pessoas. Desde o âmbito pessoal até o dia a dia no trabalho, mudou o ritmo, comunicação, tolerância ao tempo de espera e resposta.
A cantora Isabella Taviani, mergulhou de cabeça no Twitter, onde posta o que acontece na gravação de seu disco e shows. Já a cantora Zélia Duncan ainda não movimenta seu Twitter, mas pretende fazê-lo, pois já percebeu seu poder. Mas nem todos os internautas são entusiastas das redes sociais, cautela, respeito e desconfiança nunca são demais em relação aos cadastros em redes sociais e na adição de novos amigos virtuais. Existem muitos que a usam para o bem e tantos outros que a usam para o mal, em um caso recente no Orkut, uma mulher conheceu sua “alma gêmea” pelo site e, ao viajar para conhecê-lo, acabou assassinada. A polícia chegou aos assassinos após investigar o computador da vítima. Então fique de olho em seus amigos virtuais, nunca acredite 100% em tudo que é descrito na internet, mantenha sempre um pé atrás, as antenas ligadas e o bom senso na hora de aceitar novos amigos na internet. Lembre-se você não conhece e nem sabe quem tecla do outro lado de sua cidade, do seu estado, pais ou do mundo. Se Ligue.
Fonte: pesquisa jornal atarde-ba

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou de olho e sempre alerta!

Anônimo disse...

...Eu também!!!

Postar um comentário