16 setembro 2009

As Siglas da Educação

Seguindo as siglas da educação, rumo as principais avaliações do País.

O que vem a ser Enem, Ideb, ProUni... O que significa, quem participa e como funciona:

PROVINHA BRASIL

Quem participa: Alunos do 2º ano (ensino fundamental) de escolas públicas.

Como funciona: É uma maneira de saber se a molecada está aprendendo a ler e escrever direitinho. Os resultados servem para os professores medirem a qualidade da alfabetização e encontrarem soluções para possíveis problemas.

PROVA BRASIL

Quem participa: Estudantes de 5º 9º anos de todas as escolas públicas.

Como funciona: Para saber se seu filho está indo bem na escola, você conversa com os professores, acompanha as tarefas e olha os boletins. O Ministério da Educação (MEC) faz algo parecido para ver o que os alunos aprenderam em português e matemática.

ENEM

Quem participa: Estudantes concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

Como funciona: O Exame Nacional do Ensino médio serve para avaliar se os adolescentes estão prontos para entrar na faculdade. É uma prova que não verifica se os jovens decoraram fórmulas ou datas, más se sabem usar o que aprenderam ao longo da sua vida escolar. Boas notas no Enem podem melhorar a colocação do jovem em muitos vestibulares.

SAEB

Quem participa: Estudantes de 5º e do 8º anos (ensino fundamental) e do 3º ano (ensino médio) de escolas públicas e particulares

Como funciona: O sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica é outro instrumento de avaluação. Os resultados ajudam a perceber como anda o ensino de modo geral, no Brasil e nos estados.

IDEB

Quem Participa: Escolas públicas de todo país.

Como funciona: O índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um jeito de acompanhar a qualidade do ensino que o jovem recebe. Para o Ideb, escola boa tem bons professores (que se dedicam e não faltam) e bons alunos (que não tem repetência e freqüentam as aulas).

PRO UNI e FIES são palavras mágicas que abrem as portas da faculdade para milhares de jovens em todo país, que desejam fazer um curso superior mais não tem recursos financeiros.

PROUNI
Para quem: Estudantes que querem fazer faculdade mas não têm dinheiro.

Como funciona: Programa Universidade Para todos oferece bolsa de estudos aos jovens que querem fazer faculdade. Para se candidatar, é preciso ter nota boa no Enem e renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. Detalhes no site (http://portal.mec.gov.br/prouni)

FIES

Para quem: Universitários do país todo.

Como funciona: O fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um empréstimo feito pela Caixa Econômica Federal. Ele cobre até 100% do valor da faculdade. O estudante só começa a pagar as parcelas após ter terminado o curso. Pode ser solicitado pela internet no site (http://www3.caixa.gov.br/fies)

Boa sorte a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela iniciativa! nem sabia pra que lado iam estas siglas!

Anônimo disse...

EU SEMPRE TE PARABENIZEI, PELA PELOS SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA, QUE O "BANANA...", VEM OFERECENDO, ÀS PESSOAS. e MAIS UMA VEZ, VOCE ESTÁ "PRESTANDO UM SERVIÇO", DE COMPETÊNCIA, DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, (DO MUNICÍPIO, E DO ESTADO). MAIS UM GOL DE PLACA DO BANANA!!! NOTA 10 PARA VOCE JOSY!!!

Postar um comentário