12 agosto 2009

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Uma Mulher é Agredida a Cada Minuto no País.

A violência contra mulher é um problema crônico que atinge todas as classes sociais e todos os países, até os mais desenvolvidos enfrentam essa triste realidade. Até celebridades saem dos holofotes do glamour para as delegacias. Um problema secular, que vem desde quando as mulheres deviam obediência aos maridos, como o respeito de um pai. essa cultura do machismo prevalece até hoje, Em todo o Brasil, pelo menos uma mulher é agredida a cada um minuto. Os atos de violência podem ser manifestados de várias formas e vão, desde ofensas verbais e morais até agressão física e sexual (como, socos, pontapés, bofetões e estupro).

As punições contra os agressores ficaram mais severas com a Lei Maria da Penha que conceitua e define as formas de agressões sofridas por mulheres no cotidiano: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2006, completa 3 anos de existência. A Lei aumentou de um para três anos o tempo máximo de prisão do agressor, além de mecanismos de proteção contra as vitimas, mas mesmo assim, a violência não diminuiu e centenas de mulheres ainda não denunciam. Este ano mais de 150 homens já foram presos por agredirem as mulheres e mais de 100 foram custodiados em flagrante.

Os motivos que levam a mulher a se calar são diversos, mas os principais são: o medo, a dependência financeira e emocional e a vergonha. Elas não denunciam com medo de apanhar mais ou perder o companheiro, por questões familiares que envolvem os filhos, pai e mãe do agressor, por vergonha em relação aos amigos, vizinhos e do resto da família, ou por ser financeiramente dependente ou emocionalmente.

É necessário que a mulher se posicione e rompa com o ciclo da agressão logo no primeiro ato de falta de respeito. A violência começa com agressão moral, xingamento, ofensas e empurrões, o agressor pede desculpas, em alguns casos manda flores, compra presentes e juram de pés juntos que isso nunca mais vai acontecer, a mulher perdoa e acredita que ele não irá mais fazer. Sem uma atitude mais severa ou uma posição mais firme da mulher, ele volta a repetir a agressão e assim chega a violência física. A mulher pode se ajudar – logo no primeiro ato de falta de respeito, deve procurar ajuda policial ou psicológica, mas nunca pode aceitar nenhum tipo de ofensa e não encarar xingamentos como algo natural.

A Lei também traz uma série de medidas para proteger a mulher agredida, que está em situação de agressão ou cuja vida corre riscos. Entre elas, a saída do agressor de casa, a proteção aos filhos e o direito da mulher reaver seus bens e cancelar procurações feitas em nome do agressor. A violência psicológica passa a ser caracterizada também como violência doméstica.

A violência conjugal é algo que atinge homens e mulheres, no entanto, os homens denunciam muito menos e na escala dos casos, as mulheres lideram o ranking de violência sofrida. Os homens agredidos também podem denunciar sua namorada ou esposa, em qualquer delegacia.
Um problema social, onde toda a sociedade pode ajudar denunciando o agressor. Só com respaldo Judicial podemos acabar com essa cultura. Por isso, é importante denunciar pois o homem que bate uma vez vai continuar agredindo.
fonte de pesquisa: código penal/tribuna da bahia/lucy andrade

2 comentários:

Anônimo disse...

Choquei!!!!!

Anônimo disse...

Este assunto é muito sério! Mesmo e merece toda a atenção do mundo. Gabi

Postar um comentário