03 agosto 2009

Os Insuportáveis

Como Conviver Bem com Pessoas que Você não Suporta.

Assisti uma palestra intitulada tal e qual o título acima “como conviver bem com pessoas que você não suporta” apresentada por Bruna Gasgon consultora de comunicação e recursos humanos. Que a partir de estudos e observação, sintetizou os tipos de personalidades mais comuns dos chamados insuportáveis e o jeito de neutralizar a ação deles. Todo mundo identifica alguém nesse rol e também se identifica. Pois segundo ela “ninguém está livre de ser insuportável ao menos uma vez na vida. Portanto, a dica que vale para todos é a mesma: sejamos mais tolerantes” Aqui vou mostrar um pouco do que vi, ouvi e aprendi, pois na selva corporativa essas dicas viram um manual de sobrevivência. E conhecendo como o comportamento alheio pode virar uma armadilha capaz de comprometer seu desempenho, você pode manter o seu equilíbrio, a sua produtividade e a sua paz.

O SABE TUDO
É o famoso convencido. Ele pode até saber muito mesmo e ser um sujeito estudado, viajado, com muita leitura e tudo o mais. O problema é que detesta ser contrariado ou corrigido. Se julga o dono da verdade. Por isso, fala mais do que ouve e é arrogante.

Como neutralizá-lo: Quem se comporta assim é inseguro. Ou seja, tem necessidade de se autoafirmar, alardeando para todos as suas conquistas. Em resumo, não se trata de um problema pessoal, com você. O “sabe tudo” não que esnobar alguém em especial, apenas precisa que as pessoas escutem suas ‘metidices” para se sentir bem. O melhor é não se pertubar com o sujeito. Ele é quem tem problema.

O ENIGMA

Quando sente que foi magoado Poe você, não fala nada. Fecha-se e amarra a maior “tromba” para atingi-la. Encara o silencio como uma forma de agressão, uma ofensa velada. Por mais que você tente saber qual é o problema, ela vai dizer que está tudo bem, mas continuará com a cara amarrada para o seu lado. Quanto mais você perguntar o que aconteceu mais feliz ele vai ficar: é sinal que está conseguindo perturbar você. Mas não vai contar o que é.

Como neutralizá-lo: finja que não está vendo a “tromba” e não faça nenhuma pergunta. Depois de um ou dois dias, o tipo vai desistir – e pode ser até que decida falar sobre o que está incomodando.

O BRUCUTU

Grosseiro, truculento e feroz. Costuma gritar, xingar e jamais pede desculpas.

Como neutralizá-lo: controle seus impulsos, para não virar um brucutu também. Imponha respeito pelo contraste: espere a “corda” dele acabar e então exponha, com grande serenidade e educação os seus argumentos.

KID TOCAIA

Irônico, falso venenoso e frustrado. Por sentir inveja ou ciúme, fala mal por trás, tentando minar a relação de sua vitima com outros colegas. Pela frente, dá alfinetadas cruéis. Mas, se há reação ele diz: “foi só brincadeirinha”

Como neutralizá-lo: não dê bola para as ironias. Quando perceber que não pode atingi-la com seu veneno, ele sossega.

O QUE PENSA QUE SABE TUDO

Ele não engana todo mundo o tempo todo, mas engana alguns pare do tempo. Seu desejo é ser reconhecido.

Como neutralizá-lo: não o desafie, pois ele pode contra-atacar com enorme pretensão. Tenha compaixão. A vida é dura para quem precisa se preocupar em seguir o leme “o show não pode parar”
O RAMBO

Explosivo. Discute por qualquer bobagem e, normalmente, se sente mal depois da cena. Mesmo arrependido, porém, acaba estourando de novo – e toca a pedir desculpa mais uma vez.

Como neutralizá-lo: encare-o como uma criança de 2 anos. Se explodir, saia de fininho e deixe-o refletir. Observe-o mantendo sempre a devida distância.

FRENTE-FRIA

É o sujeito pessimista e baixo astral. Anda sempre pela calçada escura da vida, sempre acha que tudo vai acabar em tragédia. Pode até ter mania de doença.

Como neutralizá-lo: não discorde nunca, pois isso dará a ele a chance de atacar com argumentos mais poderosos ainda. Por outro lado, se concordar com ele, encerra a conversa.

DISQUE PROBLEMA

É primo do frente fria. Reclama de tudo, põe defeito em coisas e pessoas sem parar. Nunca está satisfeito com nada. É o clássico chato, que ninguém agüenta por perto.

Como neutralizá-lo: Seja paciente e bom ouvinte. Não concorde nem discorde, apenas escute o que ele tem a dizer. Se agir assim, vai desistir de você.

QUEBRA GALHO

No esforço de ser amigável e ajudar, promete tudo sem avaliar direito se conseguirá cumprir. Atolado, esquece de si mesmo. Aí, fica frustrado e magoado. E gente boa, mas.

Como neutralizá-lo: tenha paciência. Ajude-o a se organizar – que, com o tempo, ele pode se revelar um bom colega de trabalho e um ótimo amigo.

RODA-PRESA

Ele não anda até que a melhor solução se apresente – e às vezes é tarde demais. O problema é que, por medo de tomar a decisão errada, só vê contras nas situações.

Como neutralizá-lo: irritar-se. É inútil. E não tente “empurrá-lo”; ele vai travar tudo com novas incertezas. Ajude-o a tomar decisões com boas doses de entusiasmo e sensibilidade.
No mais só podemos desejar Boa Sorte.....

1 comentários:

Anônimo disse...

Que Massa! Lá no trabalho tem um monte de gente que se encaixa nas descriçoes o pior é ter paciência como sugere na postagem assim não dá né a gente morre e os insuportáveis ficam rindo...

Postar um comentário