15 agosto 2009

NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Na luta contra um mal silencioso e perigoso o câncer de mama

O auto-exame das mamas é um processo simples e detecta o cancer em seu estágio inicial, quando a possibilidade de cura é grande, o que poderá salvar sua vida. Uma semana após a menstruação é a época adequada para você fazer o auto-exame, de acordo com as explicações abaixo. Após a menopausa, examine as mamas no primeiro dia de cada mês.

Em frente ao espelho:

Procure inchaço, depressão da pele ou alteração no mamilo de cada mama em frente ao espelho, inicialmente com os braços caídos ao lado do corpo e posteriormente com os braços para o alto, acima de sua cabeça. Poucas mulheres apresentam mamas exatamente iguais.

No banho:

Examine as mamas durante o banho, pois as mãos deslizam mais facilmente sobre a pele molhada ou ensaboada. Com os dedos esticados, pressione toda a superfície da mama, procurando por alguma saliência, caroço ou espassamento. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.
Procurando secreção do mamilo:

Aperte suavemente o mamilo de cada mama, com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou sanguinolenta deverá ser relatado imediatamente a seu médico.

Deitada procurando nódulos:

Coloque a mão direita atrás de sua cabeça e, com a mão esquerda e dedos indicador e médio esticados, pressione a mama direita, com movimentos circulares na periferia da mama e terminando no mamilo. Utilize o mesmo procedimento para examinar a mama esquerda.
Examine toda a região das axilas.

2 comentários:

Anônimo disse...

É legal lembrar sempre os perigos e a simplicidade de um exame que pode salvar uma vida !!!! Valeu

Anônimo disse...

É isso aí!!!Esse tipo de Serviço de Utilidade Pública, só vem validar a cridibilidade, do trabalhode voces. Parabéns, continuem seguindo essa linha, que a tendência do sucesso, é só aumentar. Joguem Duro!!! Eu

Postar um comentário