21 agosto 2009

MAU CHEIRO QUE PERMANECE MESMO APÓS O BANHO


Odor associado ao incômodo desagradável: o que é e o que fazer com o cheiro ruim que muitas vezes exala do nosso corpo?

Se tomar banho, passar perfumes e desodorantes e manter hábitos rígidos de higiene e não resolver o problema do odor excessivo, cuidado, você pode estar com bromidrose. Diferente da hiperidrose, que é o suor excessivo, a bromidrose é o termo usado para se referir aos cheiros desagradáveis que exalam das regiões específicas do nosso corpo.

Segundo especialistas em dermatologia, esse problema se desenvolve devido a bactérias presentes em algumas regiões do corpo que acabam provocando “odor” o odor se desenvolve principalmente em zonas onde as bactérias conseguem permanecer e multiplicar-se com mais facilidade devido à umidade e temperatura proprícias, como é o caso dos pés, axilas e região pubiana.

Afirmam os profissionais que o suor parte d glândulas chamadas de apócrinas. “A distribuição das glândulas apócrinas é também variável segundo características etárias e se desenvolve principalmente na puberdade, quando elas se intensificam, aumentando a secreção de um suor mais propenso a produzir odores”. A estudante Luciene M., de 19 anos, revelou que durante sua adolescência sofreu com esse problema. “-sofri muito preconceito, tomava vários banhos e minutos depois já estava suada e com odor desagradável. Com isso, passei a ter vergonha de sair até entender que isso não era falta de higiene, mas sim um problema que deve ser tratado corretamente”

Especialista no assunto, explica que o uso de certos medicamentos ou substâncias pode aumentar a produção de suor; como os sudoríferos ou diaforéticos. “o álcool, as bebidas e também alguns alimentos, como alho, cebola e vitaminas contêm componentes que, em algumas pessoas, costumam dilatar os vasos sob a pele provocando maior produção de suor e odor”.
Alguns cuidados básicos são essenciais para prevenir o problema. A atenção com a higiene corporal deve igualar-se ao cuidado com as roupas, já que elas seguram os cheiros exalados durante todo o dia.

“Recomenda-se que as pessoas lavem o corpo duas ou mais vezes ao dia, principalmente os locais onde localizam as glândulas apócrinas. Deve-se também manter as axilas depiladas e ambos os sexos devem lavar o local com bucha e sabonete a fim de que as células mortas sejam removidas. A ação de bactérias e fungos produz um odor que em poucos dias ultrapassa as roupas impregnam nos tecidos e caso não forem lavados com regularidade, exalarão cheiros desagradáveis mesmo tendo se banhado assiduamente. Não tomar banho diariamente e voltar a usar roupas sem lavá-las são dois hábitos que se complementam na produção de mau cheiro no corpo”, alerta dos dermatologistas.

Algumas maneiras de evitar a BROMIDROSE

- Lavar os locais afetados, ensaboando bem e dando preferência a sabonetes antissépticos.
- Secar bem a pele após o banho, especialmente entre os dedos dos pés
- Trocar as roupas e meias diariamente
- Evitar o uso de tecidos sintéticos, dando preferência ao algodão
- Preferir calçados abertos
- Colocar os calçados no sol e mantê-los sempre limpos
- Evitar deixar a pele úmida por muito tempo.
Fonte: revistamosaico/saúde

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!! Não fazia a mínima idéia legal, mesmo tô adquirindo alguns conhecimentos !! Valeu!!

Unknown disse...

Nossa,interessante.Gostei muito dos seu blog viu?Bjs.

Anônimo disse...

tenoho esse problema de mau cheiro tanbem. tom banho e em poucos minutos estou fedendo nao é cheiro de suor é um cheiro semelhante ao de esgoto. troco minhas roupas diariamente tomo mais de seis banho ao dia. mais num adianta não.iae qual a solução?

Anônimo disse...

Meu marido tem suor fedido muito fedido, tem algum remedio

Anônimo disse...

gostei das dicas muito obrigado e coloca mais dicas por favor

Anônimo disse...

Gente, estou passando por isso...
Sou muito higienica, não saio de casa sem tomar banho, passar perfume, cremes, mais ao entrar em um onibus ou outro local me sinto muito fedida, sobe um cheiro de chulé, uns cheiros estranhos e muito estranho...
M e afastei de muitas pessoas por causa desses cheiros, muitas pessoas falam que estou louca porque não sente esses cheiros, mais eles são insuportaveis, o que acontece comigo ??

BrunoGamers disse...

apos algums minutos apos o banho eu tenho cheiros que tbm num são suor mais sim cheiros de esgoto
queimado algumas coisas estranhas tenho 15 anos estou com minha vida parada se auguem puder ajuda agradeço:(

BrunoGamers disse...

galera quando eu tomo banho apos alguns minutos to cheirando mal( EXP:esgoto,queimado,) mus amigos da escola num querem mais ser meus amigos por causa disso perdi tudo oq eu tinha tenho vontade de me matar as vezes se alguem puder me ajudar agradeçeria

DIVERSOS disse...

Gente,
o legal mesmo é fazer uma consulta com um Dermatológista pois cada caso é eum caso e deve ser tratado como tal...mas normalmente esses odores se vão quando a carga hormonal se estabiliza. Bjos a todos

Unknown disse...

Eu sofro a 5 anos com bromidrose.nem saiu de casa com vergonha,nada resolve meu problema, oque faço me ajude? Se alguem ja teve e se curou me diga oque devo fazer?

Unknown disse...

Me ajude a cura bromidrose

Unknown disse...

Fiquei com bromidrose apois usar o leite de rosas! Ja sofro com o problema a 5 anos .quem sabe de algo que possa me ajudar me responda! Ou quem queira dividi

Postar um comentário