16 agosto 2009

HOMEM, TAMBÉM TEM CÂNCER DE MAMA


Preconceito ainda é o pior inimigo na descoberta do câncer de mama em homens

Quando se fala em câncer de mama, muita gente pensa que se trata de “doença de mulher”. Mas o que poucos sabem é que esse não é um mal exclusivo do sexo feminino, pois trata-se de uma doença que também atinge homens, geralmente em idade mais avançada, na faixa etária de 50 a 60 anos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde, revelam que deverão surgir 250 casos novos em todo o Brasil, apesar de ainda a incidência da doença ainda ser considerada baixa, o equivalente a 1% de cânceres malignos. A cura está diretamente relacionada ao diagnóstico, ou seja as chances de cura crescem à medida que o tumor é descoberto precocemente.

Nos estados Unidos, cientistas constataram que, nos homens, a doença vem sendo diagnosticada mais tarde que nas mulheres, aproximadamente aos 67 anos contra 60, e que o câncer de mama em homens aumentou bastante nos últimos 15 anos. Homens que fazem uso excessivo de álcool e hormônios podem desenvolver o tumor . Especialistas em mastologia afirmam que existem algumas diferenças básicas no diagnostico da doença dizem que: “geralmente, é mais fácil identificar um nódulo no homem do que na mulher. Após o exame clinico é que serão recomendados a mamografia e o ultrassom para que se possa ter maior precisão no diagnostico” .
Ainda segundo os especialistas os exercícios físicos contribuem bastante na prevenção do câncer de mama nos homens. “praticar diariamente alguma atividade física ajuda bastante. Isso evita que os hormônios se acumulem nas células de gordura” O preconceito faz muitos homens evitarem de procurar o médico quando notam algo errado. Especialistas alertam ainda, para o perigo dos anabolizantes, que é uma das causas da doença nos homens e também para os que spfrem de ginecomastia, que são mamas grandes causadas principalmente pela obesidade e que merecem atenção.

A sociedade Americana de Oncologia Clínica também sinaliza em suas últimas pesquisas que só nos Estados Unidos o numero de diagnosticos positivos aumentou em 1%, o que vem sendo considerado um dado preocupante para os critérios da instituição. Os pesquisadores e especialistas ficaram impressionados com o aumento inesperado do câncer de mama entre os homens. E afirmam que: “até o momento ainda temos muitas dúvidas, mas algumas certezas já nos chegam. A exemplo do que já descobrimos no caso do câncer na mulher, o câncer de mama do homem está também ligado à obesidade, ao alto consumo de gordura animal e à carne vermelha. Mas pode estar relacionado ainda com a questão hormonal, já que células gordurosas produzem estrogênio em ambos os sexos. Estilo de vida e meio ambiente também são alvos de novos estudos.

Especialistas recomendam a realização do autoexame na prevenção do câncer de mama. Mas para isso é necessário que o homem, da mesma forma que a mulher, apalpe a região da mama para ver se identifica algum nódulo. Caso perceba que o tamanho do peito está avantajado, é melhor procurar um clinico geral ou urologista para realizar exames e descobrir se há algo errado.
Fonte: revistamosaico

1 comentários:

Anônimo disse...

MUITO OPORTUNA ESSA MATÉRIA! PARABÉNS MAIS UMA VEZ!
ATENÇÃO SRS "MACHOS" DE PLANTÃO!! ESTÁ NA HORA DE DEIXAR O PRECONCEITO, VERGONHAS, E MEDOS, E FAZER SEMPRE, O AUTO EXAME...E SE PRECISO, PROCURAR O ESPECIALISTA!! MAS VALE UM HOMEM SAUDÁVEL,, QUE UM "MACHO" COM CÂNCER!! EU

Postar um comentário