26 agosto 2009

COMO CONTROLAR O SUOR



Considerado um incômodo para muitas pessoas, o suor execivo traz desconforto e até constrangimento.

Suor e calor estão sempre relacionados. Mas um simples momento de nervosismo já pode ser o suficiente para alguém começar a suar. As principais causas do suor são o calor, o medo e o estresse. Mulheres na adolescência e na menopausa costumam suar muito. Por causa da atividade hormonal, e os homens tendem a suar mais do que as mulheres. “o suor mantém equilibrada a temperatura corporal.
É necessário e não faz mal afirma a maioria dos especialistas em dermatologia. Para controlar o suor excessivo, os tratamentos incluem antitranspirantes de concentrações variáveis, mas que são eficazes apenas na região em que são aplicados.
Transpirar é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo por vários motivos: elimina as toxinas, hidrata a pele e mantém a temperatura interna do corpo estável (em torno dos 36º C) para não prejudicar o metabolismo e outras funções orgânicas.
O suor liberado pelas glândulas sudoríparas na superfície da pele evapora e também resfria o corpo. Mas não é agradável exibir roupas manchadas e aquele visual melado dos dias quentes do verão. Por incrível que pareça, o suor é inodoro.
O odor corporal é causado pelas bactérias que proliferam no suor ou pelas glândulas apócrinas, localizadas nas axilas e na virilha, que emitem odor. Para ajudar a combater o problema, recomenda-se o banho com sabonetes antibacterianos ou desodorantes, além do uso de agentes secativos, como talcos ou clorexidina (creme líquido vendido nas farmácias), nas áreas suadas.

Quando as coisas esquentam, as glândulas sudoríparas entram em ação. Existem entre dois e cinco milhões delas espalhadas pelo corpo. As écrinas (90%) não produzem nenhum tipo de odor. As 10% restantes, localizadas nas axilas, genitais e pés, são as apócrinas. Essas sim, podem gerar cheiro desagradável.
Isso acontece porque, junto com a água, sua secreção carrega proteínas, lipídios e açucares, alimento para as bactérias da superfície da pele.

A hiperidrose (produção excessiva e não controlada de suor) é mais comum em adolescentes entre 15 e 20 anos, mas pode ainda aparecer na idade adulta. “a hiperidrose não apresenta risco, mas é extremamente desconfortável, podendo causar embaraço social e, muitas vezes, transtornos psicológicos e de relacionamentos” Destaca alguns especialistas.
Produtos certos para cada situação:
A ação de um bom desodorante dura, em média, cinco horas. Trata-se de uma opção perfeita para quem sua pouco e toma vários banhos ao dia;

Os antitranspirantes oferecem maior tempo de proteção contra os odores do suor. É ideal para quem tem transpiração ativa, pratica esportes, sai pra dançar, passa situações de estresse, entre outros;

Considere o tipo de sua pele: produtos sem perfume são ideais para as mais sensíveis. Quem tem pele oleosa deve tomar cuidado com perfumes fortes e preferir aplicadores secos;

É importante sempre passar o produto sobre as axilas limpas. Se for reaplicar durante o dia, lave-as;
Esfolie as axilas pelo menos uma vez por mês, principalmente se você usa antitranspirantes. Assim, evitará que apareçam bolinhas na região.
Fonte: revista mosaico/ cássio vitor

0 comentários:

Postar um comentário