03 agosto 2009

A Capoeira



Hoje é o dia do capoerista e como boa baiana que sou, não poderia deixar de homenagear este dia. A capoeira uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, e música, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastão e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. A ginga é o movimento básico da capoeira . É a parte da "dança " da capoeira. É comum esconder na ginga a malandragem do capoeirista.


A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem.


Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação.


Segundo os historiadores, durante o século XVI, Portugal enviou escravos para o Brasil, provenientes da África Ocidental. Esses negros trouxeram consigo suas tradições culturais e religiosas. A homogeneização dos povos africanos e seus descendentes no Brasil sob a opressão da escravatura foi o catalisador da capoeira. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores, geralmente era praticada nas capoeiras, e a noite nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braços, o que explica o fato de a maioria dos golpes serem desferidos com os pés, foi também muito praticada nos quilombos, onde os escravos fugitivos tinham liberdade para expressar sua cultura. Há relatos de historiadores de que Zumbi dos Palmares e seus comandados, só conseguiram defender o Quilombo dos Palmares dos ataques das tropas coloniais, porque eram exímios capoeiristas.


A capoeira se divide em estilos distintos, a Capoeira de Angola é o estilo mais próximo de como os negros escravos jogavam a Capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, sua música é cadenciada, orgânica e ritualizada, e o correto é estar sempre acompanhada por uma bateria completa de 08 instrumentos.


E a Capoeira Regional foi criada por Mestre Bimba ( Manuel dos Reis Machado – 1900 a 1974), conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da Capoeira de Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporado a ela novos golpes. Um fato que é conhecido, é de que Bimba teria incorporado golpes do batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrantes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta.


A Regional surgiu por volta de 1930. Bimba criou sequências de ensino inicialmente, Bimba chamou sua capoeira de "Luta regional baiana", de onde surgiu o nome regional. Mas Mestre Bimba se preocupou não só em fazer com que a capoeira fosse reconhecida como luta, ele também criou o primeiro método de ensino da capoeira, as "sequências de ensino" que auxiliavam o aluno a desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.


Em 1932, foi fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada oficialmente, em Salvador, com o nome de "Centro de Cultura Física e Capoeira Regional da Bahia".
Das muitas apresentações que Mestre Bimba fez, talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953, para o então presidente Getúlio Vargas, ocasião em que teria ouvido do presidente: "A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional."
wikipedia.org/wiki

A capoeira, como foi dito no inicio, é uma expressão cultural, no video abaixo a capoeira é mostrada como uma disputada de dança “samba no pé”. onde a ginga, o ritimo é fundamental.




2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essa postagem e eu que nem sabia que existia dia do capoerista. Apesar de gostar muito de capoeira e da Bahia!!! Junior

Anônimo disse...

O video e massa!!! Muito, mesmo.. parabéns pela escolha!!Cesar

Postar um comentário