19 agosto 2009

BEBIDAS QUE ANULAM O EFEITO DOS REMÉDIOS


Com que tipo de bebida você ingere os remédios? A pergunta parece óbvia demais, mas cuidado, nem sempre usamos a bebida correta. Pesquisas revelam que não apenas as bebidas alcoólicas, mas outros tipos de líquidos também podem anular o efeito de medicamentos.

O uso incorreto de qualquer remédio pode trazer graves prejuízos à saúde. Erros na prescrição e no acompanhamento são alguns dos principais problemas. Por isto tome cuidado e fique informada quanto a isso. A suspeita é que o sumo de algumas frutas prejudique a absorção de certos medicamentos. Em alguns casos, podem até mesmo anular seus efeitos, por isso, na hora de tomar remédios, evite dar um empurrãozinho com goles de suco de laranja, de maça, limão e até mesmo sucos de caixinha.
Essas frutas, segundo um estudo da Universidade de Western, em Ontário (Canadá), estão cheias de substâncias capazes de afetar a ação de anti-histamínicos, os remédios contra alergias. Também atrapalham o efeito dos betabloqueadores, usados no controle de doenças cardiovasculares. E, para completar, alteram o funcionamento dos quimioterápicos, drogas empregadas para destruir um câncer.
Um dos médicos envolvidos nas pesquisas sobre o assunto no Brasil, explica que no intestino eles inibem uma proteína presente em suas paredes que seria fundamental para receber a droga e transportá-la para a corrente sanguínea ou seja, sem a carona, a dose do remédio não cai completamente na circulação e parte é eliminada. Em alguns casos, só metade vai parar nos vasos, o que é insuficiente para obter o efeito desejado.
A relatos de pacientes que tomaram remédios durante 6 meses sem que o mesmo surtisse o efeito esperado, sem entender o que estava acontecendo as doses do medicamento foram aumentadas e o efeito esperado não acontecia. Pesquisando a fundo os hábitos dessa paciente os especialistas descobriram que a mesma ingeria os medicamentos sempre com um suco de fruta ou café.
A paciente foi orientada a ingerir os medicamentos apenas com água e não demorou muito para o tratamento ter o efeito desejado pelos médicos. Então descobriu-se que o problema não estava no medicamento e sim naquilo que era usado para acompanhá-lo. Mas, não é só os sucos que estão nesta lista, o leite também, pois “vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo.
O leite, por exemplo, é um tipo de alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos, além disso, ele contém cálcio e outros nutrientes que podem promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química, reação comum entre essa bebida e a tetraciclina” explica os especialistas. “ A melhor atitude é nunca tomar remédios junto com sucos de frutas ou hortaliças. Por segurança, só engula cápsulas e comprimidos com água pira e deixe para beber seu suco predileto emas duas horas depois da medicação, no mínimo”
Fonte: vida&saude

1 comentários:

Anônimo disse...

INFORMATIVO E INTERESSANTE!!MUITO BOM!!!

Postar um comentário