20 agosto 2009

AUTO MEDICAÇÃO


Levante a mão quem jamais tomou um remédio receitado por um amigo, ou foi até a farmácia comprar um medicamento. Manter um estoque em casa também é bem comum. Spo que além dos costumeiros analgésicos e produtos contra a febre, a maioria faz questão de guardar sobras de antibióticos e de outras drogas controladas.

Usar remédios sem prescrição médica é um hábito muito frequente entre nós. O país é o quarto comsumidor de medicamentos. Poucas pessoas tem acesso a remédios, quem tem usa de forma descontrolada. Segundo a agência nacional de vigilância sanitária do ministério da saúde cerca de 50% dos medicamentos controlados são vendidos sem prescrição médica.
Os produtos com tarja vermelha são o principal alvo dessa venda fácil. O controle é mais rígido com as drogas com tarja preta, pois uma via da receita fica retida na farmácia.

Confira os efeitos colaterais que podem resultar da interação entre drogas, álcool e alimentos.

Efeitos colaterais

Combinação
Consequência

Antibiótico + leite
A substância interage com o cálcio do leite, diminuindo absoção da droga e seu efeito, em cerca de 50%.

Antitérmico + álcool
A combinação do antitérmico com álcool irrita a parede estomacal e pode causar inflamação no órgão causando uma gastrite.

Antiinflamatório + cafeína
Os antiinflamatórios aumentam a liberação do suco gástrico no estômago irritando o órgão. A cafeína presente do café provoca a mesma reação, o que pode agravar o risco da lesão.

Antigripal + Descongestionante nasal
Algumas dessas drogas tem substâncias que contraem vasos, dificultando a circulação sanguínea, o esforço do sangue para passar dentro das artérias pode aumentar pressão arterial.

Moderador de apetite + antidepressivos
Ambos tem ação, antitérmica e sua associação pode baixar muito a temperatura do corpo causando sono e desânimo.

Anticoncepcional + antibiótico
Alguns antibióticos diminuem a eficácia da pílula e a mulher corre o risco de engravidar.

Antiemético + ansiolítico
Os antieméticos tem ação calmante sobre o sistema nervoso central. Os ansiolíticos também, juntos podem causar efeito sedativo no órgão e até levar ao coma.

Antigripal + xarope para tosse
Como a maioria possui antialérgico com ação calmante, o resultado pode ser sonolência exagerada.

Obs.: A ocorrência desses efeitos depende da dose tomada, do tempo de uso do medicamento e a sensibilidade de cada indivíduo.

CONHEÇA MELHOR OS ANALGÉSICOS:

Salicilatos: produtos, AAS Aspirina, Ronal, Melhora, Envog, Cibalena, Buferin, Doril, Sonrisal, Alka-seltzer. Efeito desejado: analgésico, anti-térmico e anti-inflamatório. Efeito indesejado: irritações gástricas como náusea, vômito, gastrite úlcera, dor epigástrica.

Anti-inflamatórios Esteróides: produtos, Decadron, Meticorten, Celestone, Calcort. Efeito desejado: anti-inflamatório, anti-alérgico e anti-reumático. Efeito indesejado: sangramento digestivos, úlceras, osteoporose, hipertensão arterial, cataratas.

Anti-inflamatórios não Esteróides: produtos, Cataflan, Ponstan, Naprosyn, Biofenac, Feldene, Profenid, Flanax, Scaflan, Voltaren, Nisulin. Efeito desejado: anti-inflamatório, anti-alérgico e anti-reumático.Efeito indesejado: irritação gástrica com ou sem sangramento, efeitos tóxicos sobre o fígado distúrbios renais e neurológicos.

Dipirona: produtos, Novalgina, Magnopyrol, Anador, Beralgen, Neosaldina, Buscopan. Efeito desejado: analgésico, anti-térmico e anti-inflamatório.Efeito indesejado: queda no número de glóbulos sanguíneos, das plaquetas e anemia.

Paracetamol: produtos, Tylenol, Dórico, Algafan, Notuss, Buscopan Plus, Cibalena, Dorilax, Descon.Efeito desejado: ação analgésica e anti-térmico. Efeito indesejado: irritações gástricas, com ou sem sangramento , perda de apetite , mal estar, insuficiência hepática.

DOENTE DE DOENÇAS

Diferentemente do que se imagina o hipocondríaco não é aquele que se preocupa demais com a saúde. O paciente pode ter fobia de um mal específico, geralmente males incuráveis e graves pode ter pânico de contrair qualquer tipo de enfermidade, em que uma dor de cabeça comum vira uma doença incurável. Há até uma hipocondria delirante quando uma pessoa que está doente e mesmo os exames não são suficientes para ela acreditar que está bem e mesmos os médicos afirmando que a pessoa está bem ela não acredita e vai de médico em médico para garantir que não sofre de nada grave.
Fonte: guia de saude viver bem

Abra o olho e cuide-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essa postagem!!!! Parabéns !!!

Anônimo disse...

É isso aí Josy!! O seu blog tem feito, o que os órgãos públicos, tem deixado a desejar, que é passar informações, básicas, e essencias, para as pessoas. Já que, nem todos mundo tem acesso, a essas informações, Vamos lá galera! O boca a boca, é um dos melhoes veículos, de informação. O Banana... tá fazendo a paste dele. Vamos fazer a nossa. Passar as informações adiante. Um abraço,
Eu...o anônimo.

Postar um comentário