26 agosto 2009

APRENDENDO VIOLÃO


CHEGOU A HORA DAS BATIDAS

Que se encarrega de fazer o RITIMO correto é a MÃO DIREITA.
Você executa com ela uma série de movimentos sobre as cordas e estes movimentos – repetindo-se sem interrupção por muitas e muitas vezes, acabam produzindo a chamada BATIDA.

As batidas são representadas por setas, é sempre bom lembrar, que: devemos sempre pensar nas cordas contando da mais fina para a mais grossa, ou seja da primeira para a sexta, já mostramos em aula passada como são representadas as batidas, agora, vamos explicar como funciona na pratica a representação gráfica.


A seta virada pra cima significa que você deve bater todas as cordas do violão de uma só vez desde a sexta até a primeira.

Observe o instrumento na foto da esquerda. O seu dedo (polegar) está pronto para bater a sexta corda e será levado até a primeira. Quando a seta está na direção oposta, ou seja virada para baixo, significa que o instrumento, deve ser tocado como na foto da direita, você vai bater as cordas de baixo para cima. Da primeira para a sexta. (foto vio diteita) (vio esquerdo)

Se misturarmos os dois tipos de setas, ou seja que indicam batidas de cima para baixo com as que indicam batidas de baixo para cima, vamos acabar provocando uma série chanmada célula rítmica, combinando batidas tanto para cima como para baixo. A leitura deve ser feita sempre da esquerda para a direita.

0 comentários:

Postar um comentário