19 agosto 2009

APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO


5º AULA

Em aulas anteriores mostramos as CIFRAS, que são um padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.

NOTAS = CIFRAS
La = A
Si = B
Do = C
Re = D
Mi = E
Fa = F
Sol = G

As CIFRAS devem ser decoradas – ao menos as letras que as representam – pois você no inicio pode fazer tabelinha com os ACORDES, que são a combinação de vários sons simultâneos obtidos da combinação de várias notas. Nessa combinação surge uma noa que é básica e NOMEIA o ACORDE. Ela se chama BAIXO.

A leitura do BAIXO deve ser feita da mesma maneira que a melodia, entretanto as notas devem ser tocadas com o dedo POLEGAR da mão DIREITA. Antes que comecem a aparecer problemas maiores, vamos aprender a posicionar as mãos para a prática do violão. (foto abaixo). A mão direita deve cair sobre o tampo do violão fazendo uma espécie de concha. É muito importante colocar a mão de uma forma espontânea sem forçar nem retesar os nervos. O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo aproximado de 90 graus em relação ao dedo indicador. Dessa maneira o polegar ao tocar a corda não atrapalha o dedo indicador posicionado em outra corda veja a foto.

Já a mão esquerda deverá ter o polegar colocado na parte de trás do braço e os demais dedos sobre as cordas na parte da frente. A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse o braço do violão, deixando a mão livre para pecorrer o instrumento (braço). Observe a foto.
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível, pois isto evita abafamentos indesejados nas outras cordas que não estão sendo usadas (detalhe na foto abaixo).

Antes de prosseguir com os acordes vamos voltar ao BAIXO. Como ele e peça importante deste aprendizado deve ser observado e praticado seguidas vezes, até você se familiarizar com seus dedos.
Geralmente o baixo aparece de tempos em tempos junto com alguma nota da melodia. Às vezes está sozinho, destacado por marca – fio em volta, como no exemplo a seguir na corda 6, corda 5, corda 4, corda 3, corda 2 e corda 1.


Todos os números que se cruzam com um número envolto por marca – fio, correspondem a baixo e melodia juntos e devem ser tocados ao mesmo tempo. Os demais números que correspondem à melodia, devem ser tocados um de cada vez.
Até a próxima!!

1 comentários:

Anônimo disse...

NÃO É O FELIPE! MAIS É MASSA!!!!!

Postar um comentário