18 agosto 2009

APRENDENDO A TOCAR VIOLÃO


4º AULA
Conhecendo o violão
O violão possui 6 cordas, de diâmetros diferentes que produzem sons a partir de suas vibrações, o braço do violão possui casas, que são contadas do sentido da cabeça do violão até a caixa do violão. Pressionando essas casas, você estará emitindo notas diferentes.
Veja abaixo mostraremos o nome de cada corda, e de cada casa da escala do braço do violão:

Cordas:
1ª corda – Mi
2ª corda – Si
3ª corda – Sol
4ª corda – Ré
5ª corda – Lá
6ª corda – Mi
Entendendo a tablatura e como executá-la para acompanhar a melodia.
As linhas representam as cordas. Contamos de baixo para cima a primeira é a mais fina (MI). Os números dentro das cordas representam casas.

Assim a série de números 2 se encontra na terceira linha ou para melhor entendimento, na terceira corda.
veja o exemplo ao lado: e para tocar, pressione com um dedo da mão esquerda sobre a segunda casa na terceira corda, bata nesta corda com um dedo da mão direita, quantas vezes aparece o número na linha acima. Neste caso 5 vezes. (veja a foto)
Sempre com cuidado passe a executar o seu primeiro exercício desta série. Olhe a pauta e veja que existem nela muitos zeros, colocados aleiatoriamente em várias cordas. esqueça as cordas e leia os ZEROS da esquerda para a direita.

O ZERO traduz ausência de CASA. Toque com o dedo INDICADOR da mão direita a corda na qual está o ZERO, uma por uma, sempre da esquerda para a direita. Os outros números são as CASAS.
Abaixo ao ler o 1, a mão esquerda deve pressionar na PRIMEIRA CASA da corda em que ele está (quinta) e a direita deve bater só esta corda. Em seguida pressionar a SEGUNDA CASA na (sexta) corda e tocar com a mão direita apenas esta corda e assim sucessivamente para as outras cordas até terminar o exercício.
Lembre-se sempre, que contamos as cordas de baixo para cima.





Até a próxima...

2 comentários:

Anônimo disse...

Tô acompanhando as aulas e quando é que vc vai postar uma música pra gente acompanhar?? Li

Anônimo disse...

TA MUITO LEGAL... CONTINUEM, POSTANDO AS AULAS..POR FAVOR! NÃO PARE!

Postar um comentário