06 agosto 2009

Aimenração Baçanceada


ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

É aquela que contem nutrientes em quantidade e qualidade adequadas às necessidades de cada um. Estas demandas variam, não apenas de acordo com a idade, mas também em relação ao estilo de vida.


Assim como as exigências nutricionais dos filhos pequenos são distintas daquelas de seus pais e avós, uma boa dieta para quem tem o hábito de caminhar um pouco, todos os dias, está longe de ser adequada para um jogador de futebol ou um corredor de maratona. Ainda assim, existe um princípio válido para todos: quando se trata de fazer uma refeição balanceada é indispensável a ingestão de quantidade suficiente de alimentos construtores, energéticos e reguladores.

Os alimentos ocupam papel singular na manutenção da vida. É através deles que o corpo adquire os nutrientes indispensáveis para se manter em atividade. Depois de ingeridos, os alimentos são fragmentados em frações mínimas, até serem absorvidos no intestino sob forma dos diferentes nutrientes de que são compostos. São estes, então, que ganham a corrente sanguínea, e, finalmente alcançam as células. As diferentes funções dos alimentos permitem agrupá-los em três grandes categorias:

Alimentos Construtores

Entre as notáveis capacidades do corpo humano está aquela de, a todo momento, renovar suas estruturas – substituindo tecidos velhos por novos. Graças aos alimentos construtores é possível ao organismo fabricar, por exemplo, massa muscular, pele, cabelo, ossos e sangue. Não por outra razão, aquilo que ingerimos hoje torna-se, de fato, parte de nosso amanhã. As proteínas são os principais nutrientes deste grupo. A elas devemos, ainda, grande parte de nossa habilidade para cicatrizar ferimentos ou combater infecções. Estão presentes na carne, ovo, leite e seus derivados e leguminosas como fava, lentilha, grão-de-bico e feijão.

Alimentos Energéticos

O corpo necessita de energia para andar, pensar, trabalhar, brincar e para atividades que até durante o sono não podem parar, como a respiração e os batimentos do coração. Todos os alimentos fornecem energia em alguma medida – nesta categoria, estão aqueles que fazem em maior quantidade. Os nutrientes mais importantes deste grupo são os carboidratos, que podem ser encontrados em cereais (arroz, milho, trigo), tubérculos e raízes (batata, mandioca, inhame), doces, massas, manteiga e óleo vegetal.

Alimentos Reguladores

Para seu bom funcionamento, o organismo precisa que suas atividades ocorram de maneira harmônica e orquestrada. Os alimentos deste grupo possuem a função de regular diferentes processos metabólicos envolvidos, por exemplo, no adequado funcionamento da digestão e da circulação sanguínea. Esta propriedade reguladora é exercida através de nutrientes como os minerais e as vitaminas que são fornecidos, principalmente, pelas frutas, verduras e legumes.
Fonte: nestlefazbem

1 comentários:

Anônimo disse...

CHOQUEI!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário