08 julho 2009

A Farinha


Você sabia que...

A FARINHA E UM POUCO DA SUA HISTÓRIA



A farinha de mandioca é um dos alimentos de maior consumo no Brasil. Companhia obrigatória do feijão e do churrasco, com ela se fazem farofa, pirão, paçoca salgada ou doce; misturada ao açai no norte, à rapadura e água no Nordeste. Do amido da mandioca fazem-se o polvilho doce e azedo, a tapioca e o sagu. Também se usa para engomar roupa e fazer cola ou grude.

Planta da família das euforbiácias (Manihot utilíssima), a mandioca é uma raiz comestível e fresca é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que se perdem no preparo da farinha.
A primeira Constituição do Brasil foi conhecida como Constituição da Mandioca, pois a farinha de mandioca foi usada como parâmetro de riqueza pelos Deputados como elemento de decisão para quem podia ser eleitor ou candidato.
Conta a lenda de uma nação do tronco tupi-guarani, que a filha de um chefe guerreiro apareceu grávida sem nunca ter tido contato algum com um homem. Dessa moça virgem nasceu uma criança, para surpresa da tribo, muito branca e muito precoce, o que atraia muita gente à taba. Chamaram-na Mani. Passado um ano ela morreu, foi enterrada em sua própria casa e, segundo a tradição, sua sepultura regada diariamente. Passado um tempo nasceu uma planta, cresceu e floresceu até que a terra fendeu mostrando o fruto que acreditaram fosse a própria Mani. Comeram-no e o chamaram de mani-oca, a casa da Mani, que logo se transformou no pão e no vinho de nossas populações nativas.
Aos indígenas e primeiros colonizadores a mandioca aparece citada em inúmeros documentos da época. Em 1549, uma carta do Padre Manoel da Nóbrega já dizia que o mantimento comum da terra é "uma raiz de pau, que chamam mandioca, da qual fazem uma farinha, de que comemos todos". Também chamada de aipim ou macaxeira.
Fonte: novasociedade.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Que massa...

Anônimo disse...

Essa história da me faz lembrar a música de Djavan..(FARINHA), muito legal! porém tomem cuidado, pois a Mndioca, é o AIMPIM que NÃO se come! Fiquem atentos. Fuuuiii!!!

Postar um comentário