30 julho 2009

Sem Medo das Rugas

Quem nunca reparou naquelas mulheres obsessivas pela aparência que, na tentativa desesperada de congelar o tempo, exageram nos tratamentos estéticos, cirurgias plásticas e acabam ficando esticadas, artificiais ou sem nenhuma expressão? Será que só quem não tem rugas é bonito e atraente? Muita gente discorda e acha que as rugas são parte da vida, resultado da história, das vivências, alegrias e dores de cada um. Dependendo de como são encaradas e assumidas, as rugas podem ser muito belas.

Isso não significa, no entanto, que você deve se descuidar e, por maltratar a pele, provocar o aparecimento de rugas precoces. Pois é bizarro ver um mulher com mais de 55 anos e uma pele superesticada, sem nenhuma ruga. Mas também não é desejável envelhecer antes do tempo. É importante tratar bem a pele durante toda a vida. Assim, as ruguinhas não serão provocadas pelas agressões a pele, e sim pelas expressões e pela passagem natural do tempo.

Entre os cuidados indicados por especialistas para manter uma boa aparência estão a ginástica facial, os cremes (cada dia mais modernos) e os tratamentos feitos por médicos. E sempre evitar o fumo, usar filtro solar sempre, hidratar a pele, tomar bastante água, ter uma dieta equilibrada e higienizar bem o rosto. Isso vale para a vida toda.

A ginástica facial é uma excelente opção para melhorar a aparência da pele sem precisar recorrer a tratamentos dolorosos e caros. Usada a principio como terapia para portadores de paralisia facial, descobriu-se que o método pode melhorar o tônus e o voço da face. Se for bem executado pode, inclusuive, suavizar a aparência das rugas. O rosto é formado por mais de 40 músculos eretores que, como os do corpo, se tornam mais firmes e fortes se forem exercitados. Outra dica dos especialistas é beber de oito a dez copos de água por dia. É bom começar tomando um copo logo pela manhã em jejum.

Adote uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como frutas (abacate, morango, amora, e melão entre elas), vegetais e legumes coloridos (pimentão, tomate, e todo tipo de folha verde-escura, a exemplo do espinafre e da couve) e muito peixe.
Troque o café por chá verde, um poderoso antioxidante. O café aumenta o nível de cortisol e insulina, hormônios que aceleram o envelhecimento e acumulam gordura.
Tempere a comida com: gengibre, canela, orégano, manjericão, tomilho e outras ervas funcionam como agentes antienvelhecimento.

Declare guerra ao cigarro. Uma só baforada produz mais de um trilhão de radicais livres.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!!!
luana-ba

Anônimo disse...

Temos mesmo que cuidar desde cedo das rugas é legal sua dica!! Valeu
regina/fds

Anônimo disse...

Valeu a dica!

Anônimo disse...

hum falar em parar de fumar é facil quero ver quem é viciado Oo mais gostei das dicas Ok ;)

Postar um comentário