28 julho 2009

Dicas Para Turbinar a Carreira

Defina Sucesso - Arranje sua própria definição para o que é ser bem-sucedido. É ganhar bastante dinheiro? Obter reconhecimento? Status? Autonomia? Ter clareza sobre o que se quer traz estímulo para cumprir metas e chegar lá.

Conheça-se - Invista em autoconhecimento: descubra suas competências, perguntando-se do que você gosta e investigando suas motivações, fontes de energia, sua capacidade de resolver problemas, suas forças e fragilidades. Aí ficará mais fácil estabelecer um projeto profissional com potencial de dar certo.

Trace uma Estratégia - E tenha objetivos claros. Quanto você quer ganhar? Onde quer trabalhar nos próximos anos? Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos. Pois é certo que “ quem não define para onde quer ir não consegue escolher o caminho a seguir”

Faça um Plano B - Planeje alternativas para quando a aposentadoria estiver próxima. Fazer um curso de pedagogia, um mestrado ou doutorado é uma forma de se preparar para o futuro pois esses cursos capacitam o profissional para dar aulas em universidades ou escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Tenha Atitude - mantenha-se sempre milhas adiante do seu chefe. Isso significa fazer as coisas antes mesmo que sejam pedidas.

Não Fique Com Medo de Errar - Todo mundo erra. O importante é saber lidar com a situação. O melhor é reconhecer que errou, pedir desculpas e arranjar rapidamente correções e soluções.
Esteja Atento (a) -Procure conhecer a fundo a empresa em que trabalha, seus objetivos e projetos, não só os do seu departamento.

Vá Além do Próprio Umbigo - É necessário também saber o que acontece na concorrência, como funciona o mercado, entender de outras áreas que se relacionam com o seu campo de atuação.

Estude, Estude, Estude - Aprimorar a formação – cursando uma especialização ou uma pós-graduação, assim como freqüentar seminários, workshops e afins – é uma necessidade contínua.

Aprenda Outros Idiomas - Hoje, saber outra língua é um pré-requisito profissional e um diferencial significativo para qualquer profissional em qualquer área de atuação. E não pare no inglês: passe para o espanhol, francês e até mesmo o japonês...

Divirta-se Com Cultura - Quem lê livros, revista e jornais, vai ao cinema, ao teatro, visita museus e galerias desenvolve em conhecimento mais sólido da(s) língua(s) e consegue achar assunto e se relacionar em qualquer ambiente.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito acho que tem tudo a ver!!

Anônimo disse...

Sei não essa história do plano b .. ninguém quer mais ser professor ainda mais pertinho de se aposentar??? Tô fora

Anônimo disse...

Com a violência nas escolas. Fazer um curso investir financeiramente pra dar aulas a um monte de trombradinahs que podem me espancar e até me matar ..tá louca????

Anônimo disse...

concordo com vcs! dar aulas tá por fora!!!

Anônimo disse...

Gente, é preciso acordar para as mudancas e tentar melhorar essa história de violência nas escolas para isso é necessario justamente o que vocês estão negando a esses jovens perdidos que é a educação Pensem um pouco e vamos mudar está nas nossas mãos
bjos a todos
Vânia..

Anônimo disse...

Você é uma sonhadora!!! Más sonhar é um direito de todos!!!
Ronaldo

Postar um comentário