25 julho 2009

Boletim de Ocorrência

Foi assaltada? Perdeu os documentos? Corra para a delegacia!

Quando passa por um apuro e pensa que vão precisar ira a uma delegacia para fazer boletim de ocorrência, a primeira reação da maioria das mulheres é querer esperar a companhia de um homem (companheiro, irmão, amigo, vizinho) para resolver o problema. Más nenhuma de nós necessita da ajuda masculina para enfrentar tal situação :
Você pode registrar queixa em qualquer delegacia, não apenas na mais próxima de onde a coisa aconteceu.

Pois após a queixa este BO (Boletim de Ocorrência) é encaminhado para o distrito que tem jurisdição sobre a região onde se deu o fato, que é quem vai apurar. O único detalhe é que aí o processo fica uns quatro a cinco dias mais demorado do que se a queixa fosse feita na delegacia próxima ao local do ocorrido. O mesmo se aplica a casos de violência contra a mulher: todas as delegacias fazem o BO, mas depois enviam para uma Delegacia da Mulher. Na hora de registrar a queixa, apenas identifique-se conte o fato, dizendo onde, como e quando ocorreu.
Inclua todos os detalhes que for capaz de lembrar, como horário, nome da rua etc. Se for o caso, identifique o principal suspeito e leve testemunhas (ainda mais se houver flagrante).
Em caso de celular ou documentos extraviados, danificados, roubados ou furtados, forneça os números. Só para entender, há diferença entre furto e roubo. O primeiro é caracterizado pela ausência de ameaça ou violência. Já o roubo envolve uso de arma, ameaça ou intimidação por superioridade física.
Para conseguir segunda via de um BO, é preciso ir à delegacia onde ele foi feito. A cópia é gratuita.
No caso de danos ao veiculo, informe-se com a seguradora as exigências dela para acionar o seguro, umas pedem perícia, outras não.
Foi batida de carro? Nunca fique com qualquer documento do ourto motorista envolvido no acidente: reter documento de terceiro é contra a lei e isso pode ser usado contra você!
Sofreu uma ameaça? Você tem um prazo de seis meses (a partir da data do BO) para entrar na Justiça contra a pessoa.
Se houve agressão e ficaram marcas de ferimento no corpo, peça para fazer exame de corpo delito no Instituto Médico Legal. No caso de estupro, recomenda-se à vítima não se lavar e guardar as roupas (sujas) do momento do crime – que são provas.
Por último, uma delegacia registra, principalmente, ocorrências criminosas. Há exceções, como o extravio de documentos. No mais, não adianta ia à polícia para se queixar de desentendimento com o vizinho ou crise conjugal, se não houver agressão, ameaça ou qualquer violência.
Em alguns Estados, o boletim de ocorrência pode ser feito pele internet, mas só para os casos de furto ou perda de documentos, desaparecimento de pessoas, localização de pessoas desaparecidas e furtos em geral (veículo, celular, placa de carros etc.) . Pesquise na internet os endereços eletrônicos da Polícia Civil e confira se o seu Estado possui este serviço. O endereço é sempre o mesmo para todos os estados, mudando apenas dos nome do mesmos. Como o exemplo: http://www.policiacivil.nomedoestado.gov.br/.
Fonte:criativa.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário